Logo

Notícias

07 de junho – “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”

Todo dia 07 de junho de cada ano comemoramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, ocasião em que reiteramos e destacamos a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia e de veículos de imprensa, indispensável para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna e igualitária.

A liberdade de imprensa, assim como a pluralidade de vozes e o acesso à informação, está entre os valores mais caros defendidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, que tem, ao longo dos anos, entre tantos outros objetivos, atuado de forma intransigente em sua defesa, sempre observando os preceitos constitucionais da liberdade de pensamento, criação e expressão, em prestígio ao pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito, onde todas as liberdades são devidamente respeitadas, nos limites da própria Constituição.

Diante disso, nos causa profunda preocupação relatos de violência cometidos contra a imprensa e seus profissionais, como o ocorrido com jornalista, em Bragança Paulista, no último final de semana, agredido enquanto no exercício de sua profissão.

A 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Bragança Paulista é solidária ao jornalista agredido, assim como ao veículo de imprensa por ele representado, informando que observa atentamente a evolução do caso.

Nas palavras do Dr. Marcus Vinícius Furtado Coelho, ex-Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, “para a ordem, para os males da liberdade, e para os males da democracia, só há um remédio: mais liberdade e mais democracia”.