Logo

Notícias

08 DE MARÇO “DIA DA MULHER”

A Diretoria da 16ª Subseção da OAB, conjuntamente com a Comissão Permanente da Mulher Advogada de Bragança Paulista vem por meio desta nota parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Independentemente de ter ou não uma origem histórica pré-determinada, o Dia Internacional da Mulher é uma data que representa a morosa e árdua jornada das mulheres pela igualdade de gênero e conquistas de direitos.

Representa o posicionamento avesso à toda e qualquer violência de gênero e violação dos direitos das mulheres.

Representa a liberdade do “ser mulher”, e não do “se tornar mulher”, com uma breve referência à lendária Simone De Beauvoir, seja por nascimento ou por livre arbítrio, mas ser mulher, e não se tornar o resultado de uma construção social repleta de mordaças e algemas.

O dia 8 de março representa o poder, a autonomia e a autodeterminação da mulher em ser, existir, construir, trabalhar e inspirar, sem que seu potencial seja questionado e suas ambições sejam julgadas.

Muito já foi conquistado, fruto de muita luta e desconstrução, tanto em âmbitos legais, quanto sociais, e um desses exemplos é justamente dentro da nossa OAB, tendo em vista que a Resolução 5/20 alterou o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer a paridade de gênero nas eleições da OAB, o que nos trouxe resultados históricos, como por exemplo a vitória da primeira mulher em 89 anos, Patrícia Vanzolini, para presidente da maior seccional do país, a OAB de São Paulo.

Contudo, ainda há longo caminho a trilhar.

Existem milhares de mulheres em situação de violência doméstica, mulheres discriminadas, desvalorizadas e subjugadas em âmbito familiar e dentro do mercado de trabalho, além de toda a cultura nociva que ainda existe na sociedade envolvendo a objetificação e a estigmatização da mulher.

O caminho é longo, mas persistimos.

Persistimos para que chegue o dia em que cada mulher existente no planeta tenha plena consciência e certeza do poder da sua própria voz.

Dra. Mayla Benassi Lourenço. Advogada. Bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Comissão Permanente da Mulher Advogada da 19ª Subseção da OAB de Bragança Paulista/SP

 

 

Diretoria da 16ª Subseção da OAB de Bragança Paulista

 

 

Pamela Gomes

Presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada